2025-10-26 –, Non-technical
Somos estudantes da EMEF Zulmira e participamos de um projeto do Núcleo de Tecnologia do MTST onde aprendemos Python e eletrônica com ESP32, criando um semáforo inteligente.
Somos estudantes do 9 ano da escola EMEF Zulmira (ZS) e fazemos parte de um projeto onde aprendemos programação com eletrônica. Durante 1 ano e meio tivemos aulas com educadores que acreditam no nosso potencial e no potencial de compartilhar conhecimentos, inclusive da linguagem python.
Nas aulas aprendemos alguns fundamentos de programação: variável, lógica procedural, condicional, repetição e função. Esses fundamentos foram demonstrados na prática, pois tivemos que construir um semáforo inteligente usando plaquinhas (esp32) e leds,
a prática com semáforo foi interessante porque é um problema real que usamos no nosso dia a dia.
Todos os materiais usados esp32 e componentes foram disponibilizados pelos educadores, coisas que em outros projetos normalmente não são disponibilizados. Alguns de nós conhecemos o espaço onde os educadores estudam, elaboram as aulas e aprendem como compartilhar o conhecimento deles com a gente isso é legal, pois percebemos o esforço e dedicação deles.
Além do conhecimento técnico, o ambiente da sala de aula foi importante para a gente conseguir socializar e expressar o que estava na nossa cabeça, como dúvidas, sugestões e curiosidades. Por isso, queremos nesta palestra compartilhar a nossa experiência com o público.
Não precisa de conhecimentos prévios, pois a palestra é não técnica e por isso todas as pessoas são bem vindas para ouvir a nossa experiência como estudantes de python.
What can participants expect to learn from your activity?:Uma experiência real de adolescentes aprendendo programação (Python) e eletrônica (ESP32) em um projeto de aulas do Núcleo de Tecnologia do MTST, com desafios e conquistas.
Choose one or more areas where this proposal fits.:Comunidade, Pessoas
Aluna do nono ano do ensino fundamental no EMEF Zulmira, no extremo sul de São Paulo, e de Python e Eletrônica no projeto Tecnologia pra Todos do Núcleo de Tecnologia do MTST
Aluna do nono ano do ensino fundamental no EMEF Zulmira, no extremo sul de São Paulo, e de Python e Eletrônica no projeto Tecnologia pra Todos do Núcleo de Tecnologia do MTST
Mestre em TI, com pesquisa em Processamento de Linguagem Natural para identificar padrões em relatos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Aluno do nono ano do ensino fundamental no EMEF Zulmira, no extremo sul de São Paulo, e de Python e Eletrônica no projeto Tecnologia pra Todos do Núcleo de Tecnologia do MTST