Python Brasil 2025

Análise de Complexidade das Built-in Structures Python
25/10/2025 , Iniciante

Domine a eficiência das built-in structures do Python! Descubra como as listas, dicionários, conjuntos e tuplas impactam no desempenho dos seus algoritmos.


Nesta apresentação, exploraremos a análise de complexidade computacional das principais built-in data structures do Python, como list, dict, set e tuple. Serão abordadas suas operações fundamentais — inserção, remoção, busca e acesso — juntamente com seus respectivos custos de tempo (time complexity) e, em alguns casos, uso de memória.
Através de exemplos práticos, discutiremos como essas estruturas se comportam internamente e quais decisões de design impactam sua eficiência.
O objetivo é capacitar o público a escolher a estrutura correta para cada situação, otimizando o desempenho de algoritmos e aplicações em Python.


Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

Nível básico em Python, Programadores Júnior de Python que estão visando a entrada no mercado de trabalho e participantes de nível básico a Intermediário de built-in data structures do Python

O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

Os participantes podem esperar uma apresentação prática e aprofundada sobre a análise de complexidade das built-in data structures do Python. Vamos explorar como listas, dicionários, conjuntos e tuplas funcionam internamente e como o custo de operações como inserção, busca e remoção impacta a eficiência dos algoritmos. A expectativa é que, ao final da atividade, o público esteja mais preparado para tomar decisões técnicas mais conscientes, escolhendo as estruturas mais adequadas para seus projetos. A apresentação será acessível tanto para quem está consolidando os fundamentos quanto para quem busca refinar sua escrita de código visando desempenho.

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Ciência e Análise de Dados, Arquitetura de software, Carreira, Programação Criativa

Mestre e doutoranda em Informática pela UFAM, docente na UERJ, pós-graduada em Big Data Analytics e instrutora de Python do básico ao avançado há mais de 4 anos.