Python Brasil 2025

Débito arquitetural na prática: quando refatorar não basta
25/10/2025 , Avançada

Discutirei o débito técnico, com foco na arquitetura de sistemas, a partir da exposição de um caso de uso real de refatoração de um sistema legado crítico em um banco digital.


Toda pessoa desenvolvedora já sofreu e sofre com os efeitos nocivos do débito técnico. Porém, há momentos (mais comum que gostaríamos) em que pequenas mudanças não são suficientes para resolver esses problemas e medidas mais drásticas são necessárias: uma grande refatoração envolvendo mudanças na arquitetura do sistema.

Além de uma discussão rápida sobre débitos técnicos com foco na arquitetura, apresentarei um caso de uso real de um sistema legado crítico em um banco digital, passando pelos problemas enfrentados pela empresa e desenvolvedores, apresentando o design do sistema (tentando dar contexto das decisões arquiteturais passadas), as possíveis soluções avaliadas (e seus prós e contras) e, por fim, como foi a implementação da solução final e seus resultados.


Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

Eu acredito que por se tratar de uma apresentação de um caso de uso até iniciantes (por ex. aluno de faculdade em que já teve disciplina de engenharia de software) podem se benificiar da palestra. Entretanto vou escrevê-la tendo em mente desenvolvedores de software profissional (ou similar como arquitetos, gerentes técnicos etc.) que já tenham experiência prática trabalhar com sistemas em produção de porte médio ou maior.

O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

Acredito que o principal seriam lições práticas de arquitetura de software e gestão de projetos, mais especificamente ao se trabalhar com sistemas legados. Como se trata de um caso de uso haverão outros aprendizados interessantes, como por exemplo como funciona um time de tecnologia em um banco digital.

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Desenvolvimento Web, Arquitetura de software

Programador profissional, principalmente em Python, há mais de uma década. Atualmente é líder técnico na Xapo Bank e batalha todos os dias contra a burocracia para continuar programando.