Python Brasil 2025

Olhos de Silício: O que o computador vê ao olhar para você
24/10/2025 , Iniciante

Usando Python você consegue fazer seu computador pensar, falar, e até enxergar. Venha aprender como o mundo é visto através dos olhos de um computador.


Câmeras estão presentes em vários lugares: celulares, webcams, câmeras de monitoramento, drones, carros… Com elas, nós, humanos, conseguimos ter um ponto de vista diferente do que nossos olhos, fixos em nossas cabeças, conseguem. Você pode ver se o seu pet está comendo a comida que você deixou para ele, ou se está fazendo bagunça, sem estar presente na mesma sala. Porém, isso vem com um fator limitante: você precisa estar olhando para a imagem que a câmera gerou para extrair a informação relevante.
E se você conseguisse criar um sistema que “olhasse para a imagem da câmera” por você? Graças aos avanços da computação, temos uma área chamada Visão Computacional, cujo foco é o desenvolvimento de sistemas de computadores capazes de “enxergar o mundo”, e extrair as mesmas informações que você, humano, gostaria.
No mundo de hoje, nós criamos verdadeiras máquinas com olhos, e usamos elas em uma vasta gama de tarefas que, antigamente, eram dependentes de olhos humanos.
Nessa palestra, você será introduzido a como esses olhos de silício funcionam, e como podemos criar sistemas que interpretam imagens do mundo real.


O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

O conteúdo visa fazer com que os participantes busquem ter mais familiaridade com a área de Visão Computacional. Eles irão aprender os conceitos básicos de como um algoritmo de visão computacional funciona, e ter contato com técnicas e ferramentas disponíveis na linguagem Python para conseguirem desenvolver projetos próprios.

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Machine Learning e Inteligência Artificial, Outros

Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

Não há muitos requisitos técnicos. Os temas abordados serão explicados de maneira superficial para que instigue os participantes a se aprofundarem. Em um dos tópicos será usado o conceito de matrizes, bem como composição de cores (padrão RGB), porém, não se espera que os participantes saibam processar dados presentes nesse tipo de estrutura, e sim, tenha uma noção de como ela é organizada. Os algoritmos serão limitados a apresentar pouco ou nenhum conteúdo em código. Ao discutir sobre recursos, chamadas de funções de bibliotecas especializadas serão apresentadas, mas nenhum conteúdo será realmente processado, portanto, os participantes não precisam saber como essas funções funcionam internamente.

Matemática é minha paixão.
Jogos são minha paixão.
Bacharel em Engenharia da Computação formado pela Universidade Federal de São Carlos.
Desenvolvedor Backend Python.