Python Brasil 2025

Adoção de tipos em um projeto com 25 anos de vida
24/10/2025 , Avançada

Poucos tópicos são tão polêmicos quando a adoção de tipos em Python, ainda mais quais falamos de código existente.
Nessa apresentação, discutiremos vantagens, e dores de cabeça, da adoção gradual de t


A adoção de tipagem na linguagem Python tem sido um dos tópicos mais polêmicos dos últimos anos, pricipalmente entre os desenvolvedores mais experientes e que reclamam do excesso de energia (e PEPs) investidos para que esse suporte seja mais completo.
A polêmica se torna quase um assunto proibido quando se trabalha em bases de código com longa história, que prezam pela estabilidade, mas que continuam em ativo desenvolvimento.
Pretendo, nessa apresentação, discutir o processo de decisão pela adoção, gradual, de tipagem em um projeto open source com mais de 25 anos de história e que foi contruído utilizando todas as vantagens apresentadas por uma linguagem de programação dinâmica.
Abordarei as inúmeras dificuldades, impossibilidades e, principalmente, as vantagens do uso de tipos em nosso projeto.


Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

Apesar da apresentação ser acessível a todes que tenham experiência com desenvolvimento Python, acredito que para melhor entendimento dos dilemas envolvidos no processo decisório e as vantagens do uso de tipos é necessário conhecimento básico de tipagem em Python, metaprogramação e frameworks web, orientação a objetos, polimorfismo.
É desejável o conhecimento da evolução da linguagem Python, para que fique claro como a base de códigos foi escrita e mantida ao longo dos anos.

O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

O objetivo dessa apresentação é, a partir da experiência com a adoção gradual de tipos em nosso projeto, fazer uma discussão sobre o processo decisório e o que considerar quando avaliar tipagem de bases de código legadas.

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Desenvolvimento Web, Arquitetura de software

Érico Andrei é desenvolvedor Python, entusiasta de software livre, cofundador da Associação Python Brasil e contribuidor ativo do CMS Plone e de iniciativas de governo aberto.

Esse palestrante também aparece em: