24/10/2025 –, Intermediária
E se nós enxergássemos o sistema educacional brasileiro com novas lentes? Descubra como Modelos Multiníveis aplicados aos dados do ENEM revelam padrões e ajudam a entender desigualdades na educação.
O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é um pilar fundamental do sistema educacional brasileiro, servindo como principal porta de entrada para o ensino superior de milhões de estudantes. Com impressionantes 4,3 milhões de participantes apenas em 2024, os dados gerados pelo exame são uma verdadeira mina de ouro para compreender a complexidade da educação no Brasil. De desigualdades regionais a fatores socioeconômicos, os dados do ENEM oferecem uma janela valiosa para os desafios e oportunidades enfrentados pelos estudantes em todo o país.
Nesta palestra, vamos explorar o poder da Modelagem Multinível, uma técnica voltada para a análise de dados com estruturas hierárquicas - como estudantes dentro de escolas e escolas dentro de regiões. Ao olhar para os dados do ENEM com essa lente, vamos investigar questões-chave como: 1) De que forma o acesso à educação, a condição socioeconômica e as diferenças regionais impactam o sucesso dos alunos? 2) Quais são os principais fatores que determinam os resultados educacionais em um país tão diverso e complexo como o Brasil?
Começaremos explicando o conceito de modelagem multinível e como ele se aplica aos dados do ENEM. Em seguida, mergulharemos em exemplos reais, analisando tanto características individuais dos estudantes quanto influências em nível escolar. Essa abordagem nos ajuda a conectar fatores micro (nível do aluno) e macro (nível da escola e da região), oferecendo uma visão abrangente dos desafios educacionais brasileiros.
Noções intermediarias de Python, mais específico com manipulação e visualização de dados.
Entendimento de conceitos de estatística como medidas descritivas, distribuição de variáveis e modelo de regressão linear. Não é necessário conhecimento avançado em estatística, mas quem já está começando a explorar modelos mais sofisticados vai aproveitar melhor o conteúdo
Ciência e Análise de Dados, Comunidade, Pessoas
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –Que tal falar de dados educacionais, misturando técnicas de modelagem estatística, analise de dados e muita interpretação? É a proposta dessa palestra!
Os participantes podem esperar uma palestra acessível, prática e baseada em dados reais do ENEM, voltada para quem tem interesse em ciência de dados aplicada a problemas sociais, especialmente na area de educação. Vou mostrar como os modelos estatísticos multiníveis permitem analisar estruturas hierárquicas, a ideia é conectar teoria e prática: você entenderá o conceito por trás dessa técnica, verá exemplos reais usando Python e sairá com uma visão mais clara sobre como características individuais, escolares e regionais influenciam o desempenho estudantil.
Ao final da palestra, os participantes terão uma compreensão mais sólida de como a modelagem multinível pode revelar insights ocultos nos dados do ENEM. Esta sessão é ideal para quem deseja usar ciência de dados para enfrentar desafios reais da educação.
O objetivo é empoderar a comunidade com ferramentas que ajudem a enxergar e transformar realidades, mostrando que dados podem contar histórias e guiar decisões mais justas para o futuro da educação no Brasil.