24/10/2025 –, Não técnica
A atividade será um espaço para reflexões críticas sobre o modelo atual de expansão de data centers e como a sociedade pode pressionar por alternativas que respeitem os limites planetários.
A expansão dos data centers impulsionada pela popularização da inteligência artificial e dos serviços digitais têm impactos socioambientais e climáticos profundos, que frequentemente são invisibilizados pelo discurso do progresso tecnológico. Enquanto essas infraestruturas são vistas como motores de desenvolvimento econômico, sua implementação tem gerado um consumo massivo de energia, sobrecarga dos recursos hídricos, aumento da produção de lixo eletrônico e intensificação das desigualdades sociais.
Nesta atividade, discutiremos o impacto dos data centers no Brasil e na América Latina, abordando como políticas públicas e incentivos governamentais estão sendo moldados para favorecer a indústria sem considerar as consequências socioambientais e os direitos das populações atingidas. Também refletiremos sobre as estratégias da sociedade civil para exigir maior transparência e responsabilidade no setor, garantindo que qualquer proposta de transformação digital respeite a natureza.
Não vemos nenhuma necessidade de conhecimento prévio para que seja possível acompanhar bem esta atividade. No entanto, iremos abordar dimensões tecnopolíticas e socioambientais do mundo contemporâneo por meio de apresentação de slides, o que pode demandar nível de alfabetização.
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –Dimensão sobre os impactos reais dos data centers e o contexto socioambiental e climático da atualidade. O evento será um espaço para reflexões críticas sobre o modelo atual de expansão de data centers e como a sociedade pode pressionar por alternativas que respeitem os limites planetários.
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa –Outros
Luã é coordenador da equipe de telecomunicações e direitos digitais do Idec - Instituto de Defesa de Consumidores. Também é mestrando em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de