24/10/2025 –, Iniciante
Ainda é possível programar sem uso de IA em pleno 2025? Contém o selo: "Essa palestra foi produzida 100% por desenvolvedores humanos livres de gaiolas"
Se você está lendo isso na grada da Python Brasil, é provável que hajam outras dezenas de palestras sobre como usar IA com Python, exemplos de integração com ChatGPT, e aplicações incríveis feitas baseadas no uso das mais diversas inteligências artificiais disponíveis no mercado.
E você talvez deva se perguntar (eu fiz isso), ainda é possível programar sem uso de IA? Meu objetivo está longe de ser uma crítica ao uso de IA, eu uso diariamente, mas trazer um pouco do gostinho de como faziam os maias e incas, quando usávamos livros, stack overflow, longas pesquisas no google e até mesmo pensar era tido como opção para solucionar nossos problemas!
Conhecer a minha opinião sobre quais tipos de conteúdo eu considero essenciais e obrigatórios para toda e qualquer pessoa trabalhando com programação e que assuntos podemos ignorar e contar apenas com as IA para suprir (spoiler: nenhum!)
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa –Machine Learning e Inteligência Artificial, Carreira, Programação Criativa
Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade? –Nenhum conhecimento específico é necessário, mas a palestra será mais interessante para quem tiver algum nível de conhecimento em qualquer linguagem de programação. Se já escreveu um hello world, consegue acompanhar, se já trabalhou como programador, é para você.
Potiguar, programador, pythonista e apaixonado por churrasco. Atualmente vivendo e trabalhando na Holanda, levando um pouco de molejo brasileiro pros códigos gringos.