26/10/2025 –, Iniciante
Segundo Larry Wall, e muitos que vieram depois, um bom programador é preguiçoso. Devemos automatizar nossas tarefas repetitivas. Quando isso vale à pena? Como se beneficiar da IA e dos LLMs para isso?
Quando dizemos que um bom programador é preguiçoso, queremos dizer, entre outras coisas, que bons programadores automatizam tarefas repetitivas. Criamos testes unitários para não precisarmos testar várias vezes a mesma coisa, criamos pipelines de deploy automatizados para não precisarmos executar o mesmo deploy várias vezes, automatizamos a formatação e a análise estática do nosso código, entre outros. Nessa palestra vou falar sobre quando vale a pena automatizar uma tarefa repetitiva. Geralmente tem relação com retorno sobre investimento: o tempo que você vai economizar ao automatizar essa tarefa compensa o tempo que você vai investir nisso? Com a IA e os LLMs, esse investimento diminuiu bastante e eu vou mostrar alguns exemplos de uso da IA que me ajudaram nisso.
Para essa palestra será necessário saber o que é e como utilizar um LLM. Conhecimentos básicos em Python e frameworks como selenium, reportlab e pandas são desejáveis, mas não são necessários.
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –As pessoas que assistirem a essa palestra vão aprender como utilizar LLMs para automatizar tarefas repetitivas. Os LLMs podem fazer boa parte do trabalho, mas o direcionamento e o crivo de um programador é essencial no processo.
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa –Automações (RPA - Robotic Process Automation), Machine Learning e Inteligência Artificial, Programação Criativa
Staff Engineer na Loadsmart. Já empreendi, fui professor na UFRN, líder técnico no G1 e funcionário público na Dataprev. No Python desde 2008 e na comunidade desde 2009.