26/10/2025 –, Avançada
Ferramentas com núcleo em Rust, como Polars e DuckDB, estão mudando a engenharia de dados com Python. Vamos explorar os ganhos e impactos dessa combinação.
Python sempre foi uma escolha popular para engenharia de dados, mas com grandes limitações de performance. Nos últimos anos, bibliotecas com núcleo em Rust têm revolucionado esse cenário. Ferramentas como Polars, DuckDB, DataFusion e PyO3 trazem velocidade e eficiência sem abandonar a familiaridade e flexibilidade do Python.
Nesta talk, vamos entender:
-
O papel do Rust na nova geração de ferramentas de dados
-
Como essas bibliotecas funcionam “por trás dos panos”
-
Quais ganhos práticos de performance e produtividade elas trazem
-
Como isso muda o desenvolvimento de pipelines, exploração de dados e construção de ferramentas analíticas
A proposta é oferecer uma visão técnica e estratégica para quem trabalha com dados e quer entender o futuro do Python nesse contexto.
É recomendável que os participantes tenham experiência com manipulação de dados usando pandas ou SQL, além de noções básicas sobre pipelines de dados e conceitos de paralelismo e otimização
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?:Entender o papel estratégico do Rust no stack moderno de dados em Python, conhecer ferramentas novas com foco em performance e paralelismo, identificar oportunidades de aplicação dessas soluções em seus próprios contextos
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa:Data Science and Data Analysis
Amante de tecnologia e ciência, desenvolvedor autodidata e fascinado pelo open-source. Trabalho como Engenheiro de Dados e como Arquiteto/Desenvolvedor de Software, além de oferecer consultorias.