24/10/2025 –, Não técnica
Uma conversa sobre a importância de organizarmos pequenos eventos presenciais da comunidade, compartilhando dicas e experiências de como organizá-los.
Acessar conteúdo técnico de qualidade está muito mais simples que no passado. Eventos nacionais e internacionais disponibilizam suas palestras em vídeo, além de várias pessoas produzirem e divulgando gratuitamente conteúdo em seus vários canais. Essa facilidade democratizou muito a troca de conhecimento, já que pessoas distantes geograficamente ou sem condições financeiras, podem ter acesso a informações que antes seriam impossíveis de serem obtidas.
Porém, encontrar pessoas presencialmente também é uma maneira muito boa para aprender e ensinar, fazer novas amizades e ter contato com outras realidades. Mas quando se fala de eventos presenciais, muita gente imagina que é necessário uma grande organização, buscar patrocinadores, pagar um local, gastar dinheiro com brindes, comida, ter palestras, etc.. Isso não é verdade! Com um pouquinho de organização é possível se reunir e começar uma pequena comunidade local.
Nesta palestra vou falar um pouco da minha experiência organizando pequenos (e as vezes nem tão pequenos) encontros de comunidade e tentar convencer quem estiver assistindo a participar e/ou organizar um em sua região, dando dicas de passos simples que não tomam tanto tempo mas que podem ajudar a começar.
Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio na organização de eventos. Apenas um interesse em saber mais como participar e organizar pequenos encontros presenciais para discutir assuntos técnicos.
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa –Comunidade, Pessoas
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –Ao final desta palestra, espero que todas as pessoas que tenham assistido estejam com vontade de organizar e/ou participar de encontros presenciais e locais na sua cidade/bairro/universidade/empresa, tendo aprendido algumas dicas de como fazer esses encontros para começar a fomentar pequenas comunidades locais.
Participante da comunidade Python organizando eventos, além de apresentar palestras em diversos eventos sobre programação. Marceneiro e cervejeiro caseiro nas horas vagas.