20/10, 09:50–10:20 (America/Sao_Paulo), [CCBR] Salão do Paço
Revisaremos a história do suporte a operações assíncronas no Django, alguns exemplos das funcionalidades mais interessantes e as opções para implantar projetos Django com servidores ASGI.
Django iniciou a sua jornada para se tornar totalmente compatível com operações assíncronas na versão 3.0 ao oferecer suporte para rodar aplicações ASGI (Asynchronous Server Gateway Interface), além do suporte já existe para WSGI (Web Server Gateway Interface).
Desde então, Django vem adicionando features de suporte a operações assíncronas em cada versão lançada:
- Views e Middlewares assíncronos
- API para cache backend assíncrona
- interface ORM para operações assíncronas
- respostas em streaming assíncronas
- suporte ao psycopg3 que oferece conexões e cursores assíncronos
- signal dispatch assíncrono
- e muito mais.
Nessa palestra, vamos revisar brevemente a história do suporte a operações assíncronas no Django, apresentar alguns exemplos das funcionalidades mais interessantes, as melhores práticas e também explorar as opções para implantar projetos Django com servidores ASGI. Também abordaremos o futuro do suporte assíncrono no Django.
Nós amamos Django ❤️ e poder usar código assíncrono para melhorar o desempenho, aumentar a responsividade e lidar com mais requisições concorrentes de forma eficiente.
Kátia é DevRel na Fly.io e membro do conselho da Django Software Foundation. Seu trabalho envolve implantar Django apps globalmente, participar de eventos, e inspirar mulheres através do Django Girls.