Inclusão e diversidade - do discurso para a realidade
18/10, 10:30–11:00 (America/Sao_Paulo), [CCBR] Salão do Paço

Neste talk, compartilho minha trajetória como mulher, autista e lésbica na área da programação, propondo ações práticas para a construção de ambientes mais inclusivos.


Nesta palestra, convido você a explorar minha trajetória como mulher, doutora em engenharia mecânica, engenheira de software autodidata, autista e lésbica na busca por inclusão e pertencimento na indústria da tecnologia. Compartilho experiências em diferentes empresas, revelando os desafios de ambientes tóxicos e o impacto positivo de iniciativas genuínas de D&I. A partir dessa jornada, discuto a importância de ações concretas que vão além do discurso.

Comunidades como Django Girls e PyLadies são exemplos poderosos do impacto da representatividade na construção de confiança e conhecimento. A palestra destaca o papel fundamental desses espaços, reforçando a importância da mentoria, da criação de ambientes seguros e acolhedores, e de ações práticas que promovam a equidade.

Mais do que uma reflexão, essa palestra é um convite à ação. Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e diverso na tecnologia, abrindo caminhos para que cada talento encontre seu lugar de pertencimento e possa atingir seu pleno potencial.

Dev Full Stack, doutora em engenharia mecânica, escritora, multi-artista e recifense. Luta por justiça social em todos os espaços e sonha com um mundo livre de violências. Também é lésbica e autista.