Dá pra fazer contas com mapas usando Python?
30/05/2025 , Laboratório A

O que tem a ver matemática, dados e mapas? Quem responde isso é a algebra de mapas: "Dá sim pra fazer contas com mapas!". Uma introdução aos dados espaciais com Python.


Uma brincadeira com contas e mapas. Imagens podem representar informações através dos pixels, e quando cada pixel tem coordendas na superfície da Terra essas imagens são mapas e consideradas dados espaciais.

A partir de mapas com informações geográficas, sociais, biológicas, etc, serão aplicadas operações ou funções para combinar essas informações, chamada de álgebra de mapas, que serão base de um análise de dados espaciais simples e lúdica.

Faremos álgebra de mapas usando a biblioteca padrão do Python e outras bibliotecas especializadas em dados espaciais, além utilizar o QGIS para visualizar os dados.

O espaço e o espacial aqui dizem respeito à localização na superfície do planeta Terra, seja debaixo d'água ou não, o que traz uma outra camada de informação.

Venham conferir como os dados espaciais são especiais!


Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

As pessoas precisam ter o python instalado no computador. Além de ter feito pelo menos dois scripts em Python e ter executá-los via linha de comando pelo menos três vezes na vida.

O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

É esperado que as pessoas que participarem fiquem interessadas em dados espacias, sabendo o que eles são e que informações representam. Também conheceram algumas fontes de dados espaciais públicas e oficiais do Brasil. Se divertirão brincando com mapas e a aplicação de operações/funções matemáticas e lógicas. Irão visualizar os dados espaciais com o QGIS. Terão uma introdução aos dados espaciais.

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Computação Científica, Ciência e Análise de Dados

Nascido no mês das tardes mais bonitas do ano, maio, em BH. Acredito que carreira é uma construção coletiva e colaborativa, inclusive feita nos bares da vida!