Programação para Educadores: Motivação e Ensino STEM
30/05/2025 , Laboratório 1302

Ajude educadores a ensinar programação de forma acessível e lúdica, conectando-a ao STEM e aproveitando sua experiência pedagógica para inspirar alunos na tecnologia.


A programação pode ser mais acessível do que parece, especialmente para educadores dos anos iniciais! Nesta oficina, vamos mostrar como ensinar conceitos de programação pode ser simples e intuitivo, aproveitando o background pedagógico dos participantes.

Com estratégias lúdicas e atividades desplugadas, educadores poderão explorar formas criativas de introduzir a lógica computacional na sala de aula e incentivar os alunos a se interessarem por tecnologia. A proposta reforça o papel dos professores como agentes de transformação, estimulando novas gerações a explorar carreiras em STEM com mais confiança e entusiasmo.


Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

Nenhum conhecimento prévio em programação é necessário! Apenas experiência docente e interesse em explorar formas lúdicas de ensinar lógica computacional. 😊

O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

Nesta atividade, educadores poderão explorar como a programação pode ser introduzida de maneira acessível e envolvente nas salas de aula, sem necessidade de experiência prévia na área. A oficina abordará estratégias pedagógicas eficazes para tornar conceitos de lógica computacional intuitivos, conectando-os ao dia a dia dos alunos.

Os participantes aprenderão sobre atividades desplugadas que ajudam a reforçar o pensamento computacional, além de conhecer ferramentas simples, como o Scratch, para iniciar a programação com seus alunos. Também será discutido como professores podem inspirar e motivar jovens para carreiras em STEM, utilizando sua experiência pedagógica para tornar o ensino da tecnologia mais atraente e inclusivo.

O conteúdo da oficina será prático, interativo e focado na aplicação real em contextos educacionais, garantindo que cada participante saia com ideias concretas para aplicar no ensino de programação. 🚀

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Carreira, Comunidade, Pessoas, Programação Criativa

Desenvolvedora frontEnd formada pela {reprograma}
Analista de Projetos Pedagógicos em Tecnologia
Coordenadora de Marketing e Midias Socias da ONG STEM For Women