30/05/2025 –, Laboratório 1302
Ajude educadores a ensinar programação de forma acessível e lúdica, conectando-a ao STEM e aproveitando sua experiência pedagógica para inspirar alunos na tecnologia.
A programação pode ser mais acessível do que parece, especialmente para educadores dos anos iniciais! Nesta oficina, vamos mostrar como ensinar conceitos de programação pode ser simples e intuitivo, aproveitando o background pedagógico dos participantes.
Com estratégias lúdicas e atividades desplugadas, educadores poderão explorar formas criativas de introduzir a lógica computacional na sala de aula e incentivar os alunos a se interessarem por tecnologia. A proposta reforça o papel dos professores como agentes de transformação, estimulando novas gerações a explorar carreiras em STEM com mais confiança e entusiasmo.
Nenhum conhecimento prévio em programação é necessário! Apenas experiência docente e interesse em explorar formas lúdicas de ensinar lógica computacional. 😊
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –Nesta atividade, educadores poderão explorar como a programação pode ser introduzida de maneira acessível e envolvente nas salas de aula, sem necessidade de experiência prévia na área. A oficina abordará estratégias pedagógicas eficazes para tornar conceitos de lógica computacional intuitivos, conectando-os ao dia a dia dos alunos.
Os participantes aprenderão sobre atividades desplugadas que ajudam a reforçar o pensamento computacional, além de conhecer ferramentas simples, como o Scratch, para iniciar a programação com seus alunos. Também será discutido como professores podem inspirar e motivar jovens para carreiras em STEM, utilizando sua experiência pedagógica para tornar o ensino da tecnologia mais atraente e inclusivo.
O conteúdo da oficina será prático, interativo e focado na aplicação real em contextos educacionais, garantindo que cada participante saia com ideias concretas para aplicar no ensino de programação. 🚀
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa –Carreira, Comunidade, Pessoas, Programação Criativa
Desenvolvedora frontEnd formada pela {reprograma}
Analista de Projetos Pedagógicos em Tecnologia
Coordenadora de Marketing e Midias Socias da ONG STEM For Women