Introdução à programação funcional
01/06/2025 , Auditório 6º andar

Vamos conversar um pouco mais sobre trechos de código com paradigma funcional, analisar algumas vantagens e desvantagens e conhecer algumas bibliotecas úteis.


Python é uma linguagem multi-paradigma. Entretanto há uma quantidade muito grande de material de estudos para o paradigma orientado a objetos, em detrimento de outros.
Nesse encontro vamos ver um pouco de programação funcional com Python aplicado em situações do dia a dia. Também vamos analisar algumas vantagens e desvantagens de se utilizar tais trechos de código.
Ao final vamos dar uma olhada em bibliotecas úteis como a toolz. Também a biblioteca coconut e o dialeto coconut lang. Bem como uma comparação com outras linguagens funcionais puras, como Haskell.


Quais conhecimentos prévios são necessários para que seja possível acompanhar bem a sua atividade?

Nenhum. Só o conhecimento básico de qualquer linguagem de computação.
Se a pessoa tiver conhecimento básico de Python, melhor ainda dado que os exemplos serão nesta linguagem. Mas também não é necessário.

O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade?

Aproximar as pessoas da programação funcional. Desmistificando esse paradigma e apresentando padrões (patterns) úteis no dia a dia.
Também "deselitizar" as linguagens funcionais puras. Tornando elas acessíveis a qualquer pessoa em qualquer nível de programação.

Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa

Arquitetura de software, Outros

Hacker, aficionado por jogos de tabuleiro, karateca, músico e cozinheiro amador.
Também sou desenvolvedor de software nas horas vagas, em Python sempre que possível.