31/05/2025 –, Auditório 1º andar
Inclusão é estratégia: saiba como a diversidade torna equipes mais produtivas, estimula a inovação e prepara empresas para a nova dinâmica do mercado de trabalho.
Sou uma mulher autista que, recém chegada em tecnologia, encontrou um ambiente mais adaptável, mas ainda repleto de desafios para mulheres e neurodivergentes. Nesta palestra, compartilho minha jornada e mostro como a inclusão não é apenas uma pauta de diversidade, mas uma necessidade estratégica para o mercado. Discutirei como pequenas adaptações podem tornar equipes mais acessíveis, produtivas e preparadas para reter talentos, especialmente em um cenário no qual a liquidez nas relações de trabalho reflete a emancipação dos profissionais, que buscam ambientes mais saudáveis e inclusivos. Para empresas e líderes, essa transformação não é um obstáculo, mas uma oportunidade de fortalecer equipes, impulsionar a inovação e construir espaços mais diversos. Além disso, trago insights sobre como a comunidade Python já incorpora a inclusão e como esse espírito pode ser levado para dentro das empresas, promovendo pertencimento e colaboração de forma genuína e eficaz.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico, mas uma noção básica sobre diversidade e inclusão no ambiente de trabalho pode ser útil para um melhor aproveitamento da atividade. (escrevi tudo isso porque precisava do mínimo de caracteres rs)
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –1) Entender as dificuldades de neurodivergentes no ambiente de trabalho.
2) Compreender as novas demandas do mercado por ambientes inclusivos.
3) Descobrir que as adaptações são simples e eficazes.
4)Ver os benefícios dessas adaptações para neurotípicos.
5) Aprender sobre retenção de talentos em um cenário de mobilidade constante no mercado de trabalho.
Carreira, Comunidade, Pessoas
Analista de qualidade de software, autista altas habilidades, ex-estudante de psicologia, apaixonada por música, são paulina e eterna jogadora de nintendo 64.