01/06/2025 –, Auditório 1º andar
Descubra como usar Python, LangChain, Prompt Engineering e RAG para criar aplicações com inteligência artificial generativa, de forma descomplicada e prática!
Quer entender como a inteligência artificial generativa funciona na prática? Nessa palestra, vamos explorar como usar LangChain com Python para conectar modelos de linguagem a dados do mundo real, aplicando conceitos como Prompt Engineering e RAG (Retrieval-Augmented Generation). É uma ótima oportunidade para quem está começando ou quer tirar ideias do papel e criar suas próprias aplicações com IA. Tudo explicado de forma acessível, com exemplos práticos e um toque de bom humor.
Desenvolvedores iniciantes em Python, que já possuem uma base no uso da linguagem, mas estão começando a explorar o universo da inteligência artificial generativa. A palestra será voltada para quem quer entender os conceitos fundamentais de Prompt Engineering, RAG (Retrieval-Augmented Generation) e LangChain, sem a necessidade de experiência prévia em IA. Embora não seja necessário conhecer profundamente essas ferramentas, o público deve ter familiaridade com estruturas de dados e manipulação básica de dados em Python, além de estar aberto a aprender como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma prática. A proposta é tornar conceitos complexos acessíveis a quem está iniciando, com exemplos práticos e explicações claras.
Escolha uma ou mais áreas em que essa proposta se encaixa –Machine Learning e Inteligência Artificial, Programação Criativa
O que as pessoas que participarem podem esperar aprender na sua atividade? –Ao participar dessa atividade, os participantes poderão aprender como aplicar Python para trabalhar com inteligência artificial generativa, utilizando ferramentas como LangChain, Prompt Engineering e RAG (Retrieval-Augmented Generation). A ideia é tornar esses conceitos acessíveis a iniciantes, com uma abordagem prática e passo a passo. Os participantes irão entender o papel dos prompts para controlar os resultados de modelos de linguagem, como integrar fontes externas de dados para enriquecer as respostas de IA e como estruturar uma aplicação simples utilizando o LangChain para orquestrar o fluxo de informações entre modelos e dados.
Ao final da palestra, os participantes terão um panorama claro sobre como essas ferramentas se conectam para criar aplicações inteligentes e serão capazes de dar os primeiros passos na criação de suas próprias soluções com IA. A expectativa é que todos saiam com uma base sólida para continuar explorando essas tecnologias, mesmo que ainda estejam no início da jornada no campo da inteligência artificial.
Engenheira de dados na TOTVS, apaixonada por inteligência artificial e Python. Em constante aprendizado, foco em soluções inovadoras e acessíveis para todos. Entusiasta de IA generativa.