Python Brasil 2026: Submissão de Atividades

A Python Brasil 2026 está comprometida em apresentar uma grade de atividades diversa em níveis e temas. Se você está lendo isso e tem interesse em realizar alguma atividade no evento, queremos que você nos envie uma proposta!

Todas as pessoas são encorajadas a submeter uma proposta de atividade, independente do seu nível de experiência técnica ou tema da atividade.

Tipos de atividades

As atividades da Python Brasil 2026 acontecerão de 14 a 19 de outubro presencialmente em Florianópolis (SC) e haverá transmissão do conteúdo ao vivo por uma plataforma online.

Assim como nas edições anteriores, teremos três tipos de atividades: tutoriais, palestras e sprints.

  • Tutoriais são mini cursos práticos onde é esperado que participantes te acompanhem em seus próprios computadores.
    • Acontecerão entre os dias 14 a 15 de outubro
    • Duas possíveis durações: curto (3,5h) e longo(7h). Os curtos terão um período de duração (manhã ou tarde) e os longos serão apresentados nos dois períodos com um pausa no meio do dia não inclusa.
  • Palestras são para apresentar um tema para a platéia com sessão de dúvidas no final.
    • Acontecerão entre os dias 16 a 18 de outubro
    • Duração de 45min
  • Sprints são atividades em conjunto para contribuição com projetos de código aberto
    • Acontecerão no dia 19 de outubro
    • O espaço dedicado às sprints estará disponível o dia todo. Definimos 7h de duração como padrão, pois para nós representa que a sprint estará disponível o dia todo, mas isso é apenas uma formalidade. Estaremos à disposição para ajustar horários à sua disponibilidade.

Informações gerais

  • Esse formulário é único para as 3 atividades do evento, ou seja, caso você queira submeter uma proposta para qualquer uma das atividades, prossiga com o preenchimento das informações.

  • Você poderá submeter múltiplas propostas, porém será selecionada no máximo 1 atividade de cada tipo por proponente.

  • Não há avaliação ou limite para submissões de sprints, pois é esperado que a pessoa proponente lidere e organize o sprint no projeto sugerido, com auxílio da organização do evento.

  • É permitido que duas pessoas apresentem uma mesma atividade. Há um campo para adicionar coautores, portanto uma pessoa preenche apenas com as próprias informações pessoais e o conteúdo da proposta, e adiciona a pessoa coautora no campo designado para tal. A segunda pessoa receberá um e-mail convite para preencher as próprias informações pessoais.

Guia para submissão de atividades

Todo conteúdo da atividade, sejam os slides ou quaisquer outros meios de apresentação, devem ser apropriados para uma audiência profissional. São proibidas linguagem ou imagens de conotação sexual e qualquer expressão preconceituosa, seja ela que difame ou diminua pessoas com base em raça, gênero, religião, orientação sexual, aparência física ou desabilidade, entre outras. O evento preza pela diversidade e respeito a todas as pessoas.

Respeite o tempo estipulado para a sua atividade, este será o seu tempo total, incluindo interação com a plateia, perguntas e respostas, sorteios ou qualquer outra atividade.

É esperado de todas as pessoas participantes do evento leiam e concordem com o Código de Conduta da Python Brasil.

Como sua palestra ou tutorial será avaliado?

Apenas palestras e tutoriais serão avaliados. Não haverá avaliação para sprints, a organização apenas validará se a proposta submetida se encaixa nos objetivos deste tipo atividade.

Para tornar o processo de avaliação mais transparente e engajar a comunidade, convidamos todas as pessoas que submeteram atividades a participar do processo avaliativo.

Depois de muitas edições da Python Brasil, desenvolvemos um modelo de avaliação com critérios que pensamos ser condizentes com o evento. A descrição mais extensa dos critérios é apresentada nesse link, mas a seguir temos um resumo.

  1. Familiaridade da pessoa avaliadora com o tema da proposta (utilizada como peso para as próximas perguntas)
  2. Qualidade de redação do conteúdo apresentado;
  3. Originalidade da proposta;
  4. A proposta conter algum erro ou induzir o participante a um equívoco;
  5. Alinhamento do tema com o evento;

Depois da etapa de avaliação pela comunidade, a organização do evento fará a seleção.

Cronograma de avaliação e aceite

O processo de avaliação das propostas acontecerá de forma contínua ao longo de todo o período do Call for Papers.

Uma primeira rodada de avaliações resultará nos primeiros aceites, que corresponderão a aproximadamente 25% das atividades selecionadas, com comunicação prevista até 26/04. Essa etapa tem como objetivo permitir que parte da programação seja definida com antecedência, além de oferecer às pessoas proponentes mais tempo para organizar sua participação no evento.

Após o encerramento do Call for Papers, todas as propostas restantes serão avaliadas, e os demais aceites serão comunicados até a data final de 21/06. Após o prazo para confirmação, poderão existir vagas remanescentes, e uma última rodada de aprovação poderá ser necessária.

Reforçamos que submeter sua atividade com antecedência aumenta as chances de aprovação. Caso a proposta não seja selecionada na primeira etapa, ainda haverá tempo para revisá-la e aprimorá-la antes da avaliação final.

Calendário resumido:

Data Evento / Etapa do CFP
31/03 Início das revisões
26/04 Primeira rodada de aceites (25%)
24/05 Fim do período oficial de submissão
21/06 Rodada final de aceites

Observação: as datas citadas estão sujeitas a alteração

Você pode submeter propostas até 24/05/2026 00:00 (Brazil/East), 3 meses, 1 semana a partir de agora.